Golpe do Email com Invasão Hacker

GOLPE DO EMAIL COM INVASÃO HACKER

O que é?

A vítima recebe um email de um suposto hacker que alega ter invadido suas contas de email, webcam e navegador e que possui informações e conteúdo íntimo da vítima.

Na mensagem o autor exige um valor para não divulgar o conteúdo.

Geralmente exige que o pagamento seja feito em BitCoin e até passa as instruções para a vítima realizar o pagamento.

Esse tipo de mensagem geralmente aparece em sua caixa de SPAM, por isso mesmo deve ser ignorada: o sistema já verifica que é uma mensagem disparada em massa e possui origem duvidosa.

 

O que fazer?

1 - NUNCA FAÇA NENHUM PAGAMENTO E NÃO MANTENHA CONTATO COM O AUTOR

2 - Esse suposto hacker NÃO REALIZOU NENHUMA INVASÃO. É uma tentativa de golpe através de um email disparado em massa e que algumas pessoas acabam pagando.

Eventualmente na mensagem podem existir alguns dados seus como número de documentos, email, telefone e endereços. Esses dados são facilmente obtidos na internet através de sistemas de análise de crédito ou bases de dados que vazaram.

3 - Caso esse suposto hacker lhe apresente conteúdo privativo que realmente está armazenado em alguma conta sua, como fotos íntimas, indicando que realmente houve a invasão, ligue para o NUCIBER e se oriente de como proceder.

4 - Caso queira, pode registrar ocorrência conforme orientado nesse link: www.nuciber.pr.gov.br/registrarOcorrencia

 

Como prevenir ?

Troque periodicamente as senhas de duas contas e, se possível, use autenticadores

Marque essas mensagens como SPAM

 

VEJA NOS LINKS ABAIXO NOTÍCIAS ALERTANDO SOBRE ESSE GOLPE

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2021/02/16/hackers-podem-ter-faturado-r-50-mil-com-ameaca-falsa-de-divulgacao-de-video-intimo-enviada-a-brasileiros.ghtml

https://catalogodefraudes.rnp.br/frauds/14260

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2020/04/23/ameaca-de-divulgacao-de-video-intimo-senha-exposta-e-pagamento-em-bitcoin-como-funcionam-os-e-mails-de-extorsao.ghtml